- Área: 2 m²
-
Fotografias:Michael Moran / ottoarchive.com
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro de Dharma Won, EUA, é um retiro espiritual e recreativo de 2.600 metros quadrados em Claverack, Nova York. É construído para os budistas Won, uma organização coreana que enfatiza o equilíbrio em suas vidas diárias e a relação com a natureza. O centro está localizado em um terreno de 500 hectares em uma colina suavemente inclinada com vistas a oeste, para as Montanhas Catskill. Os edifícios para o centro, que inclui residências permanentes e para hóspedes, um edifício administrativo e uma sala de meditação, estão localizados o mais afastados possível da estrada de acesso rural local, e são orientados para oeste e sul para maximizar as vistas e a luz. O símbolo da organização Won é um círculo aberto, o que sugere tanto um vazio sem ausência ou um retorno infinito. Os edifícios estão organizados em torno dos conceitos duais do vazio e da espiral.
Os clientes pediram que os arquitetos projetassem o centro utilizando o máximo de materiais naturais possíveis, para estar em harmonia com o caráter rural da região. O escritório selecionou a madeira como o melhor material para lidar com a filosofia do cliente. Com a agenda de plantio de árvores para a futura remediação da área construída do local, os arquitetos instalaram telas de cedro em todas as varandas do edifício com o objetivo de o edifício fundir-se ainda mais na paisagem. As telas recriam o efeito manchado do sol atravessando as copas das árvores, enquanto também fornecem proteção solar.
A Sala de Meditação, com 280 m², foi concebida como um vazio retangular simples e uma estrutura leve para o ambiente natural. Sua estrutura de madeira é exposta em três dos lados para formar a entrada e pórticos de visualização, enquanto que o interior oferece vistas panorâmicas sobre as montanhas.
Os quatro edifícios residenciais incluem refeitório / edifício administrativo e três dormitórios residenciais para os hóspedes e residentes permanentes. O projeto dos edifícios residenciais baseia-se na organização formal das casas rurais coreanas, com teto verde, vagamente agrupadas e organizadas internamente em torno de um único vazio central. As formas da cobertura do edifício residencial transformam-se na seção em torno de uma organização em espiral, de uma inclinação simples na seção para uma geometria triangular complexa onde o telhado transforma-se em um pórtico de entrada ao ar livre. A organização interna dos edifícios residenciais permitem silenciosa meditação andando de pátio para pátio. Os pátios atuam como sistemas de refrigeração passiva, e quando as portas de correr são abertas, consegue-se ventilação cruzada através das áreas públicas e dormitórios de hóspedes. Todos os edifícios residenciais são construídos em madeira, assim como a Sala de Meditação, e são profundamente sombreados para o oeste e sul para permitir iluminação natural, mas evitando insolação direta.